segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Amizade.

 

" Afeição, estima, dedicação recíproca entre pessoas do mesmo sexo ou de sexo diferente: laços de amizade. / Amor. / Acordo: tratado de amizade. / Benevolência, favor, serviço: provas de amizade. / Simpatia de certos animais pelo homem: a amizade do cão pelo dono". Essa é a definição do sustantivo AMIZADE, encontrada no dicionário Aurélio.

Há quem diga que não existe prova de amizade maior do que a do cão pelo seu dono. Mas seria justo com nossa própria raça desacreditar tanto assim nos laços que podem construídos pelos seres humanos? Esse questionamento não é provindo da modernidade, da era do estresse em massa. Já dizia o famoso filósofo Aristóteles: " Quem tem muitos amigos, acaba não tendo amigo nenhum".

Amizade é uma relação muito próxima do amor. Indo mais além, é uma forma  de amar  alguém. Quando se é amigo, temos que estar do lado dessa pessoa, ouví-la, aconselhá-la, vibrar com suas vitórias, querer o bem da mesma, não é simplesmente confiar, nem se apoiar, é estimar a pessoa, respeitar o seu espaço, é dar carinho sem medidas, é gostar sem esperar bonificação por isso. Amizade não é uma troca de interesses, é uma troca de afeto mútuo, é uma lealdade altruísta.

A vida nos dias atuais é corrida, a globalização  desgasta cada vez mais  do ser humano, seja pela exigencia de alto grau de conhecimento, alto poder aquisitivo, competição no mercado de trabalho, fast foods, poluição, corrupção, entre outros fatores, tornando-os cada vez mais diversificados entre si.

 Segundo um artigo publicado pela Revista Administração (R.Adm., São Paulo, v.43, n.3, p.238-249, jul./ago./set. 2008) "uma das principais características das relações de amizade é os indivíduos nelas envolvidos considerarem-se iguais. Entretanto, isso não significa que os indivíduos, para serem amigos, devam ser iguais em todos os aspectos. Apesar de a diferença ser algo que restrinja
e dificulte o estabelecimento de uma amizade, ela está presente em qualquer relação". Temos até um dito popular que diz "os opostos se atraem".  A diferença é aceita desde que não ultrapasse os limites de conduta da outra pessoa. Seria possível estabelecer esse tipo de relação com muitas pessoas? A resposta é simples: NÃO. Não temos tempo ,disposição a até mesmo afinidades suficientes para sermos leais e recebermos lealdade de muitas pessoas.

A dura realidade é que as pessoas confundem coleguismo com amizade, esta por sua vez está sendo cada dia mais desvalorizada e desacreditada. Dizer 'eu te amo' para alguém está se torando praticamente um 'bom dia', estamos perdendo realmente a essencia do que é amar um amigo.

É triste ver como hoje em dia se tornou facíl fazer amigos e logo depois se desfazer dessa pessoa. Tornar-se estranho daquele que sentou-se à mesma mesa que você e partilhou uma refeição trocando confidências e sorrisos aparentemente sinceros.

Por isso, saia, divirta-se, aproveite a vida, ria das coisas mais bobas, abrace quem você tem vontade de abraçar, ligue para quem te bateu aquela saudade, mas não jure amor inexistente, não deixe alguém confiar em você se você não estiver preparado para isso. Ninguém é ruim por não ser leal com outro, a maldade começa quando forjamos um elo que não existe. E aquela pessoa que usou horas do dia pensando em você, que chorou a sua dor, que vibrou suas vitórias, não merece tanta decepção. Pense nisso!



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça a Paula feliz, comente! =)